Análise, Dota 2

POR QUE SUA LEGION JUNGLE É HORRÍVEL

Toda mudança de patch no Dota é marcada por uma estratégia inovadora. Às vezes a mudança é provocada por jogadores profissionais com builds peculiares. Outras vezes não se sabe de onde a mudança vem exatamente, apenas em qual cenário surgiu, mas de repente todo mundo começa a usar, como Juggernaut de Madness, que apareceu primeiro nos pubs da Ásia.

Dentre todas essas experimentações algumas acabam sendo boas nas mãos certas, como Furion de Blade Mail + 2 Null Talisman do bOne7 e o famigerado Sniper de Armlet do Dr. Lee. Em contrapartida outras são de uma estupidez com tamanha dimensão que é impossível mensurar e prever onde surgiu, senão nos confins da perturbada mente humana, como Furion do Morrinho, Medusa/Necrophos Ancients e principalmente a Legion Commander Jungle.

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Mas antes que eu comece a desenvolver as razões do por que essas decisões são péssimas, sendo grande parte pelos mesmos argumentos, vamos pensar primeiro no conceito de jungling ou fazer jungle e entender por que essa ferramenta existe e quais as consequências do seu uso.

DEFINIÇÃO

Jungling ou fazer jungle é quando um jogador se concentra em matar Creeps Neutras durante o jogo, usualmente em busca de gold adicional ou experiência. Jungles são as florestas entre as lanes em cada um dos lados do mapa onde as Creeps Neutras aparecem.

Em geral, os heróis que vão para a Jungle precisam de mais regeneração de Mana e HP nas suas builds para serem efetivos. A maior parte dos chamados junglers tomam uma grande quantidade de dano enquanto atacam as creeps e usam muitas habilidades, e será essa regeneração adicional de HP e Mana que permitirá que eles obtenham mais gold e xp antes que tenham que voltar para a base para se curar.

À partir desse princípio, existem determinados tipos de heróis que poderiam fazer jungle, baseando apenas na sua capacidade individual, sendo eles: heróis com criaturas invocadas (Summoner Heroes), herói com habilidades AoE e heróis com lifesteal. É nesse último ponto que as pessoas acreditam que Wraith King e Legion Commander são bons junglers, mas não vamos nos apressar.

Abaixo segue um print screen, retirado do próprio site da Valve, com os heróis que ela considera aptos a fazerem jungle, baseando apenas nessas habilidades supra-citadas:

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Observe que em nenhum momento a Legion Commander está listada como heroína apta a fazer Jungle por razões que ainda serão discutidas.

A jungle permite que o herói obtenha esse gold e essa experiência sem ser ameaçado por um herói inimigo, sem ter que dividir o ganho de experiência com aliados. Adicionalmente, a jungle faz com que dar last hits seja significativamente mais fácil, afinal só você está desferindo os ataques, e possui grandes retornos em geral comparados as lanes.

Então fazer jungle é maravilhoso certo? Todo jogo e todo time deveria ter sempre um herói na jungle, correto?

Errado. Muito errado.

Se você tem um herói na jungle, isso significa que ele não está na lane, o que efetivamente força que o time tenha uma lane adicional solo. Lanes solo tem suas vantagens, mas elas também deixam um outro herói vulnerável, especialmente porque o time inimigo não precisa sacrificar muito para colocar pressão nesse herói.

Porém para entender isso melhor, primeiro é necessário compreender o que significa colocar pressão e quem é responsável por isso.

APLICAÇÃO DE PRESSÃO

Quem nunca se deparou com aquele game onde existia uma Mirana ou Pudge vagando pelo mapa (roaming) disparando suas skills em todas as lanes, fazendo com que você se sentisse constantemente acuado e inseguro, te obrigando a muitas vezes jogar na defensiva, com medo de uma abordagem do inimigo? Pois é, essa é a forma mais pura e simples de aplicação de pressão.

Existem várias outras maneiras de se aplicar pressão, mas a mais tradicional, além de se ter um herói 100% roaming, é a existência de uma dupla de suporte que está em uma trilane. Trilanes não são comuns em partidas de baixo nível, mas em partidas de qualidade é a forma mais padrão de divisão de lanes, com um herói solo no mid e um herói solo na hard lane.

A dupla de suporte é responsável por várias coisas, como por exemplo criar visão (Wards), controlar runas, zonear o offlane inimigo, fazer pull e obter xp das creeps neutras e principalmente rotacionar. Imagine uma dupla de suporte composta por Skywrath Mage e Rubick dando auxílio direto para um Juggernaut no bot, enquanto você tem um Puck solando na Offlane e uma Templar Assassin no mid.

Digamos que sua Templar Assassin está enfrentando um Viper no mid, seu counter natural, e está tendo uma lane phase deplorável. Quando você tem uma dupla de suporte como essa é possível que você tente uma rotação no mid para matar o Viper repetidas vezes, para garantir que a TA não fracassará completamente.

Essa aplicação de pressão acontece porque você força que os suportes do time inimigo reajam, comprem Wards, tenham TPs e se movimentem para tentar salvar o mid, o que abre uma brecha pro seu herói na Offlane tentar uma jogada arriscada e colocar pressão em cima do carry, muitas vezes conseguindo até mesmo um kill.

Enquanto isso seu Juggernaut, que já estava ciente da movimentação, está recuado na lane, frequentemente porque a dupla de suporte fez o pull pra certificar-se que a lane seguinte não avançaria, garantindo pra ele uma situação mais segura que o outro carry, visto que os outros suportes não tiveram tempo para essa preparação.

MAS COMO ISSO SE APLICA A TER UM HERÓI NA JUNGLE?

Isso se aplica de maneira muito simples: você só tem um herói para fazer suporte para o carry, que muitas vezes estará enfrentando uma dual lane, ou um herói solo com early game muito mais forte que ele. Como existe alguém ocupando a jungle e limpando os camps constantemente, fica mais difícil fazer pull, e por essa razão garantir um farm seguro para o carry ao passo que nega xp para o herói inimigo.

Sendo assim, o suporte em questão tem um trabalho duro fazendo o seu papel de comprar consumíveis, como Wards, Courier e Smokes sozinho. Além disso, ele não tem dano ou disable suficiente para sozinho conseguir um gank seguro em uma das lanes, tornando-se muitas vezes perigoso que um desses ganks se torne um double kill para o adversário.

Quando você tem um herói concentrado em apenas farmar na jungle, que não está presente em nenhuma das outras lanes e passa de 10 a 12 minutos sem participar efetivamente de nada, seu time joga em uma posição clara de desvantagem. Em pubs, o early game é o estágio mais crucial da partida, pois se for perdido, a chance de um comeback é muito reduzida, visto que se tratam de jogadores desconhecidos uns pros outros, sem o mínimo de coordenação.

Além disso se o time em questão tiver um early game muito fraco a situação se agravará, já que existe uma grande possibilidade de se perder todas as lanes ao mesmo tempo, o que pode tornar a desvantagem irreversível.

Além disso ter um herói farmando na jungle não só remove um dos suportes que aplicariam pressão e garantiriam a lane phase do carry, mas como também atrapalha os outros cores do time. Como? Bom é natural que entre uma ou outra wave o carry na safe lane, o mid, ou até mesmo o offlane transitem pra jungle por alguns momentos. Isso é justificável em várias situações, como por exemplo para potencializar o farm através de flash farm em um camp que havia sido anteriormente stackado, para recuperar o farm quando uma lane está difícil ou mesmo impossível, ou ainda para assegurar a conclusão de um item chave quando falta pouco gold pra isso. Quando se tem um herói estagnado na jungle farmando os camps, essas possibilidades são reduzidas, para a tristeza por exemplo do nosso amigo Shadow Fiend no mid, que limparia o camp em segundos. (Obrigado ao amigo Leonardo Schripsema pela lembrança).

MAS NÃO POSSO FAZER JUNGLE COM NENHUM HERÓI?

Pode, desde que você saiba o que está fazendo, esteja com o time correto pra isso e os heróis corretos. Seu time deve ter preparado o pick para ter um early game forte, de maneira a contar que você feche um item core num tempo curto que provavelmente vai garantir a vitória em uma TF, ou um item que fornecerá uma capacidade de push expressiva para seu time, conduzindo por fim a partida para um momento favorável .

É por essa razão que Chen, Enchantress e Enigma são heróis tão bons na jungle. Além deles tomarem pouco dano para as creeps neutras porque summonam ou controlam unidades, eles podem farmar camps simultâneos ou stackar vários camps de uma só vez, ou ainda controlar uma runa enquanto farmam. Além disso esses heróis tem ultimates importantes ou serão responsáveis por farmarem itens core (como Mekansm) num curto espaço de tempo.

Mas o ponto principal a favor desses heróis é que a maior parte deles pode controlar creeps com disables especiais, ou possuem disables eles mesmos, que permitem que eles consigam exercer um papel semelhante a dupla de suporte original, rotacionando nas lanes quando preciso, aplicando pressão e mesmo auxiliando uma lane que está sofrendo um gank.

O impacto, por exemplo, que um Enigma de Dagger, BKB ou Mekansm pode causar em uma partida é imenso, já que Black Hole é uma skill incrivelmente poderosa de teamfight. Caso uma lane precise de ajuda, o Enigma pode utilizar sua skill de Malefice, stunnando o alvo repetidas vezes, facilmente garantindo um kill com o auxílio de outros heróis. Além disso o Enigma consegue farmar a jungle numa velocidade assustadora devido ao seu conjunto de skills, pegando lvl 6 muito mais cedo que a maioria dos outros heróis em situação semelhante.

Uma menção especial deve ser dada ao Nature Prophet que depois de Chen, Enchantress e Enigma é um dos únicos picks que são bastante justificáveis de ir na jungle, devido a sua presença global com Teleportation e Wrath of Nature, seu disable (não muito confiável) proveniente de Sprout, e por fim seus summons que o permitem realizar as ações já mencionadas anteriormente, como stacks, e que são também ótimos para pushar lanes.

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Os outros heróis listados pela Valve (Lone Druid, Bloodseeker, Lycan, Ursa, Lifestealer e Axe) PODEM sim fazer Jungle, mas isso não significa que DEVEM. Lifestealer e Axe possuem disables dos quais eles não precisam abrir mão para fazer a jungle, que podem auxiliar um kill caso seja necessário, e podem rotacionar nas lanes caso seja preciso, embora na maioria das vezes seu auxílio não tenha grande expressão. Isso significa dizer que provavelmente esses herói seriam melhor aproveitados nas lanes.

No caso especial da Ursa e do Lycan, caso o time tenha uma estratégia envolvendo o Roshan, seu uso pode ser justificado na Jungle. A Ursa ainda pode colocar alguns pontos em Earthshock para auxiliar no kill em algumas das lanes, já que é um bom disable, embora isso atrase seu farm na jungle.

O Lycan, embora não tenha nenhuma skill de disable e dificilmente possa auxiliar uma lane no começo da partida, possui uma skill global de bônus de dano, que pode criar uma situação favorável a um herói aliado para que ele reverta a morte numa situação difícil ou farme melhor na lane. Além disso se a estratégia pensada pelo time for o split push, não existe herói mais indicado para isso que ele, então conseguir um Aegis e farm no Lycan de maneira segura podem ser um ponto chave do time montado.

Os casos do Bloodseeker e Lone Druid são um pouco mais complicados. Blood Rite do Bloodseeker é uma ferramenta poderosíssima de gank, visto que causa dano e silence em área. Além disso, ele pode detectar heróis com baixa vida e auxiliar na finalização de um kill em outra lane com mais facilidade devido a sua passiva Thirst, pois dificulta a realização de jukes no fog.

O Lone Druid tem que se apoiar no fator de sorte para realizar o auxílio a uma lane, já que seu único disable está no seu Spirit Bear, a skill Entangling Claws, que tem apenas 20% de chance de ocorrer e enraiza um herói por 3 segundos, dando 60 de dano por segundo enquanto o paralisa. Sendo assim seu uso na jungle é ainda mais complicado e deve ser considerado em casos especiais onde o time quer desenvolver um bom push e tem uma lane phase forte, para que seja possível garantir itens expressivos para o Spirit Bear rapidamente.

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Mas veja bem, a maior parte desses picks é situacional e extremamente delicado. Um pick sequer pode destruir todo esse equilíbrio e desestabilizar a lane phase completamente. Apenas um simples Bounty Hunter pode fazer a vida da maioria desses heróis um inferno.

Ou seja, é altamente recomendável que você NÃO faça esses heróis jungle em 90% das situações, exceto Chen, Enchantress, Enigma e às vezes Nature Prophet.

MAS QUAL A DIFERENÇA DESSES HERÓIS PRA MINHA LEGION JUNGLE, MEU FURION DO MORRINHO OU MEU NECRO/MEDUSA ANCIENT?

Se você ainda não percebeu até aqui onde eu quero chegar, vejo que você deve ser um forte adepto da teoria de que só você importa no seu time, para não ter percebido as desvantagens dessas estratégias.

Comecemos com o Necro e Medusa Ancients. Esses heróis não possuem nenhuma boa skill de gank até que alcancem o level 6, não ajudam no suporte e não rotacionam nas lanes. A estratégia de fazer ancient com esses heróis basicamente se resume em um jogador praticamente AFK por no mínimo 14 minutos no caso do Necrophos, ou ainda mais tempo no caso da Medusa.

Além disso, esses heróis são alvos fáceis para ganks, já que não possuem escapes ou disables, o que significa que um time com o mínimo de cooperação pode transformar a vida desses heróis completamente miserável. Ao mesmo tempo existe um grande risco que todas as outras lanes se encontram em desvantagem gigantesca enquanto isso acontece.

O Furion do Morrinho, nosso segundo lugar em estratégia mais idiota de farm na jungle, se baseia numa estratégia de preguiçoso, na qual o Furion se teleporta para um ponto onde as creeps da jungle não podem atacá-lo, onde passa o tempo todo simplesmente parado, dando auto-attacks. Nesse caso o jogador sequer stacka a jungle para acelerar o farm, não controla runas e muitas vezes não percebe absolutamente nada ocorrendo nas outras lanes.

Mas o ponto mais importante que faz com que essa estratégia seja idiota é que o Furion se torna um alvo ridiculamente fácil para ganks, já que ele não pode sair do lugar a não ser pelo teletransporte. Isso faz com que heróis como Rubick, Skywrath Mage, Lion, Sand King, Mirana, Pudge, Spirit Breaker e inúmeros outros possam matá-lo em poucos segundos, arruinando totalmente o seu “trabalho árduo”.

Agora a estratégia número 1, campeã em estupidez, é a Legion Commander jungle. Pra começar a Legion na Jungle é um herói extremamente ruim, e a razão pra isso é que ela não tem nada até que alcance o nível 6. Ela faz um péssimo trabalho limpando camps, afinal demora muito tempo pra isso no começo do jogo. Além de nos recentes patchs sua capacidade de ir jungle ter sido piorada por causa das mudanças nas skills (isso é Valve dizendo que você não deve!)

Sua melhor skill para limpar camps é Overwhelming Odds, mas você não pode focar essa skill caso vá jungle, já que precisa focar em Moment of Courage (o que faz com que Legion jungle seja ainda pior pois você está colocando sua capacidade de Jungle numa skill de probabilidade) e Press the Attack para conseguir resistir às creeps neutras e finalizar os camps. Além disso Overwhelming Odds é uma boa skill para stackar os camps e nukar seu inimigo, mas você não pode fazer isso, já que está ocupado demais se preocupando em tentar limpar um camp sem morrer.

Press the Attack é uma skill ruim para ser focada logo de começo antes que você tenha dano e itens o suficiente para que sua velocidade de ataque cause diferença relevante durante um ataque. No começo do jogo dano é muito mais importante que Attack Speed.

Além disso Legion consegue farmar de maneira decente em outras lanes. No Mid você dificilmente morre pra outros heróis por causa do seu purge e heal, enquanto Overwhelming Odds é um excelente nuke no inimigo. Sendo assim, é possível pra ela farmar relativamente bem no mid. Na Offlane a Legion pode destruir suportes frágeis em dual lanes ou mesmo trilanes por causa de Overwhelming Odds, especialmente em pubs, enquanto pega levels consistentemente. Uma Legion na safelane também é ótima para se obter um blink crucial, dependendo de como a estratégia do time for montada, afinal ela escala bem com itens e levels, principalmente ganhando duelos.

O principal problema da Legion Commander na jungle é que ela não tem um stun, slow ou qualquer disable. Tudo que você pode fazer ao tentar auxiliar uma lane é dar right clicks e usar Press The Attack pra tentar manter um aliado vivo, enquanto casta Overwhelming Odds (que estará com poucos pontos de skill, isso se tiver algum) para tentar causar algum dano. Mas dificilmente ela sairá da jungle, usará Overwhelming Odds em alguém e simplesmente conseguirá um kill. Não funciona assim. Se você conseguir, ótimo, você teve sorte, mas na maioria dos casos Legion jungle é francamente terrível.

Além disso, antes que você consiga farmar algum item decente como uma Shadow Blade ou Blink, o que vai levar bons 10 minutos, você estará realmente vulnerável na jungle. Se algum herói invadir a jungle e resolver colocar pressão em você e contestar seu farm e levels não há nada que você poderá fazer. Você sequer tem algum escape ou disable como mencionado.

Basicamente você estará deixando seu time jogar um jogo 4 x 5 por no mínimo 10 minutos, sem que você possa fornecer basicamente nenhuma contribuição, sem nenhuma ferramenta para gankar ou colocar pressão. Se o time inimigo for inteligente, vai se aproveitar dessa situação e colocar pressão em uma das lanes, consequentemente ganhando-a, ou mesmo em você.

Qualquer Legion Commander que se preze não vai duelar um inimigo com a vida cheia, à menos que isso seja um gank que seja necessário desabilitar completamente um inimigo chave. Do contrário duelar com um herói com vida cheia é burrice. A ideia dos duelos é pegar heróis frágeis ou com pouca vida, para que sua morte seja garantida e você obtenha o dano bônus do duelo. Mas adivinha só, você não tem como abaixar a vida do herói alvo para um nível desejável rapidamente porque você praticamente não colocou pontos em Overwhelming Odds pois estava fazendo jungle!

Para finalizar, mesmo que seu time seja bom o suficiente e consiga se manter de pé durante os 10 minutos, você além de não ter contribuído em nada, vai ter um farm muito mais ineficiente à partir daí porque não upou Overwhelming Odds. Essa skill tem um potencial incrível para limpar camps na jungle ou mesmo waves de creeps.

Em resumo a Legion na jungle coloca seu time em desvantagem desde o minuto 0:00 do jogo, prejudicando todas as outras lanes e heróis, impedindo que tenha-se um lane-up agressivo. E mesmo que a Legion obtenha um item de start, depois disso ela terá dificuldade em conseguir duelos em função da build de skills é fraca e os poucos levels que conseguiu na jungle, em função da lentidão que limpa os camps.

9 thoughts on “POR QUE SUA LEGION JUNGLE É HORRÍVEL”

  1. Eu acho que perdeu porque tinha uma legion na jungle e agora está tentando dar desculpa.
    Sua argumentação é coerente, entretanto um heroi jungle como legion, naix, wk entre outros que se baseiam em ficar afk na jungle tem sua vantangens principalmente se seu time tem uma dominaçao na lane.
    Aquele argumento da foto da Valve que legion não é jungle foi infantil. Dota abre o leque de possibilades infinitas, o que você me diz de naga suporte até o TI3? Já que na descrição diz que você acompanha desde de 2007.

    1. Felipe, o objetivo do texto é trazer alguma luz sobre o ato de se fazer jungle. A brincadeira com a Legion foi uma maneira de chamar atenção para as escolhas ruins de heróis na jungle que ocorrem nos games. Como eu disse no post qualquer estratégia é válida, desde que seu time esteja ciente e preparado pra ela, embora ainda assim eu continue achando a Legion na jungle ruim em qualquer cenário.

      Sobre a imagem, utilizei apenas como uma maneira de discutir sobre os principais heróis que fazem jungle para facilitar a argumentação, porque de fato os heróis listados nela são os em geral que possuem mais capacidade de fazer sem uso de artifícios. Se eu fosse abordar todos os heróis que podem fazer, levaria décadas, afinal o próprio WK que você citou, Crystal Maiden, Jakiro, Io, Treant Protector e Dark Seer são alguns exemplos de heróis que já vi fazerem jungle com relativo sucesso, porém por padrão não é uma característica inerente à eles, entende?

      Concordo completamente sobre a versatilidade do DOTA e suas inúmeras possibilidades. Por exemplo, quando eu ainda era Coach, sugeri ao time que fizéssemos Queen of Pain suporte, isso 8 meses atrás. Na época deu muito certo, e hoje já é possível ver alguns times tentando. Então tanto Naga como Morphling ou WK, que são experimentos já consagrados de sucesso são provas disso.

  2. Cara, excelente post,poucas pessoas conseguem perceber isso durante um game, eu ja joguei legion jg, e passei para a safe e offlane, e vi o quão melhor ela é na lanes, podendo deixar o game mais expressivo para o time.

  3. Flagrare, muito bom seu texto, principalmente em brackets mais baixas a galera deveria ler isso.
    Outra coisa, você não deveria nem responder o Felipe Abreu, só pelo comentário “tosco”. LC Jungle é uma burrada terrível e o pior, isso se arrasta até os 4.5k de mmr.

  4. O unico lugar que Legion Commander consegue ser melhor na jungle é no dota 10×10. ninguém supera ela na jungle lá. Mas em game 5×5 ta correto isso, tem jungles melhores.

  5. Bem, sempre quis entender o porquê de algumas pessoas terem tanta repulsa sobre a Legion jungle e, apesar de seu texto já ser bem antigo, me ajudar a entender um pouco, mas não completamente. Concordo com muitas desvantagens apresntada ao longo dele, mas a maioria delas são para todos os junglers em geral, exceto talvez para os 4 heróis supracitados que são gankers naturais, sendo possível na minha opinião, mudar o título do texto para “Porque não fazer jungle”.
    Falando sobre a Legion, desde o update 7.84, que já é um update antigo (lançado em 30-04-2015, pelo que pude ver, antes da publicação do seu texto), as chances de ativação da Moment of Courage mudou de 16%/18%/20%/22% para 25% fixos e o lifesteal mudou de 20%/40%/60%/80% para 55%/65%/75%/85% (valores mantidos até o patch atual). 25% de chance de ativar 55% de lifesteal sempre que você receber um ataque, por mais que dependa de sorte, não me parece ser um problema tão grande em small e medium camps (os hard camps podem ser um pouco mais difíceis no lvl 1). Particularmente o lvl 1 da skill já me parece o suficiente para todo o tempo que passará ali farmando (gastando uma ou duas vezes com tangos), podendo deixar pontos livres para upar a sua tão adorada Overwhelming Odds. Sabendo que cada vez que a Moment of Courage for ativada você imediatamente vai atacar novamente, o farm pode não ser tão lento assim quando você deixou a entender.
    Concordo que a heroína em questão pode apresentar um redimento muito bom em lane, mas como você mesmo disse, desde que você saiba o que está fazendo, esteja com o time correto pra isso e os heróis corretos, a Legion jungle pode sim, apresentar resultados. Qualquer prejuízo que o time inimigo venha a causar no farm, são ossos do ofício que qualquer um dos herói jungle pode vir a sofrer.
    Com uma busca simples no youtube, achei dois vídeos que podem ser interessantes para o debate:

    https://m.youtube.com/watch?v=PEbm2wAootM
    https://m.youtube.com/watch?v=liKF0hBxW_8

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